Centro Hípico de Baião - Director Técnico

Centro Hípico de Baião -  Director Técnico
Pedro de Castro Monteiro

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Satisfação na prova de TREC 2008 no Centro Hípico de Baião

Sucesso no Campeonato Nacional de TREC 2008 no CHBaião

Numa organização conjunta do Centro Hípico de Baião e da Comunidade Urbana do Tâmega realizou-se nos dias 5 e 6 de Julho, na Serra da Aboboreira, o Campeonato Nacional de Turismo Equestre (TREC) 2008.

Este campeonato é constituído por quatro provas destinadas a cavaleiros seniores, juniores, iniciados e juvenis portadores de licença da Federação Equestre Portuguesa (FEP) válida e cavaleiros não federados, sendo a data limite de inscrição a 3 de Julho.

O campeonato arrancou, com a prova de orientação e de regularidade, no dia 5 de Julho às 9h30.

Durante a tarde houve uma demonstração de equitação de ensino e de alta escola, com momentos verdadeiramente altos e de rara beleza, protagonizados pelo Cavaleiro Pedro Monteiro.

No dia 6 seguiu-se a prova de medição e andamentos e o percurso em terreno variado por esta serra compartilhada pelos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses.

O TREC foi criado em França, em 1985, e tem como objectivo desenvolver o ensino do cavalo e conferir aos praticantes uma maior autonomia que lhes permita viajar a cavalo com mais segurança. A disciplina desenvolveu-se a partir do aperfeiçoamento do ensino do cavalo de sela, tendo em conta as dificuldades naturais de percurso que, aliadas às dificuldades de orientação, perturbam um simples passeio ou randonnée.

É neste ponto que incide a avaliação de um “cavalo de TREC” e do cavaleiro, que terão que saber por onde e como desejam fazer um passeio, sem se perderem, controlando os andamentos, por forma a retirar o melhor partido das qualidades naturais ou adquiridas através do ensino. Praticada um pouco por todo o mundo, esta modalidade mobiliza um grande número de praticantes, cujas idades variam entre os 12 e os 75 anos.

Paralelamente o evento contou com um programa social, que permitiu aos participantes conhecer e desfrutar de espaços de rara beleza no conjunto dos três concelhos: Fundação Eça de Queiroz, em Baião; Claustros do Mosteiro de S. Gonçalo, em Amarante; e Casa da Ribeira, no Marco de Canaveses.

De referir que esta foi mais uma prova ao abrigo do protocolo de cooperação estabelecido entre a Câmara Municipal de Baião e o Centro Hípico, localizado em Campelo.

Sem comentários: