Sucesso no Campeonato Nacional de TREC 2008 no CHBaião
Numa organização conjunta do Centro Hípico de Baião e da Comunidade Urbana do Tâmega realizou-se nos dias 5 e 6 de Julho, na Serra da Aboboreira, o Campeonato Nacional de Turismo Equestre (TREC) 2008.
Este campeonato é constituído por quatro provas destinadas a cavaleiros seniores, juniores, iniciados e juvenis portadores de licença da Federação Equestre Portuguesa (FEP) válida e cavaleiros não federados, sendo a data limite de inscrição a 3 de Julho.
O campeonato arrancou, com a prova de orientação e de regularidade, no dia 5 de Julho às 9h30.
Durante a tarde houve uma demonstração de equitação de ensino e de alta escola, com momentos verdadeiramente altos e de rara beleza, protagonizados pelo Cavaleiro Pedro Monteiro.
No dia 6 seguiu-se a prova de medição e andamentos e o percurso em terreno variado por esta serra compartilhada pelos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses.
O TREC foi criado em França, em 1985, e tem como objectivo desenvolver o ensino do cavalo e conferir aos praticantes uma maior autonomia que lhes permita viajar a cavalo com mais segurança. A disciplina desenvolveu-se a partir do aperfeiçoamento do ensino do cavalo de sela, tendo em conta as dificuldades naturais de percurso que, aliadas às dificuldades de orientação, perturbam um simples passeio ou randonnée.
É neste ponto que incide a avaliação de um “cavalo de TREC” e do cavaleiro, que terão que saber por onde e como desejam fazer um passeio, sem se perderem, controlando os andamentos, por forma a retirar o melhor partido das qualidades naturais ou adquiridas através do ensino. Praticada um pouco por todo o mundo, esta modalidade mobiliza um grande número de praticantes, cujas idades variam entre os 12 e os 75 anos.
Paralelamente o evento contou com um programa social, que permitiu aos participantes conhecer e desfrutar de espaços de rara beleza no conjunto dos três concelhos: Fundação Eça de Queiroz, em Baião; Claustros do Mosteiro de S. Gonçalo, em Amarante; e Casa da Ribeira, no Marco de Canaveses.
De referir que esta foi mais uma prova ao abrigo do protocolo de cooperação estabelecido entre a Câmara Municipal de Baião e o Centro Hípico, localizado em Campelo.